Arrefecimento
- Fluído do radiador eleva o ponto de ebulição da água (retarda fervura), abaixa o ponto de fluidez (retarda congelamento), protege contra corrosão e dá lubricidade ao sistema (correia ligada a bomba d’agua trabalha com menor esforço, melhorando quase imperceptível o consumo de combustível).
- Há algumas décadas abríamos um radiador e era comum só ver água e ferrugem e continuava rodando, hoje isso pode trazer muita dor de cabeça, pois sistemas com alta pressão e temperaturas elevadas sem aditivo pode entrar em colapso danificando todo sistema de arrefecimento, bomba d’agua, válvula termostática, selo do motor, sistema de ar quente, mangueiras, etc.
- O mesmo radiador que refrigera o óleo do motor também refrigera o óleo do câmbio automático, alguns possuem trocador de calor acoplado ao câmbio, por esse motivo o cuidado com o liquido de arrefecimento tem que ser redobrado.
- Veículos modernos necessitam de emulsão na concentração adequada (40 a 60%), abaixo de 40% não tem proteção adequada e acima de 60% pode ser prejudicial, pois água faz parte da troca de calor.
- No mercado existem inúmeras marcas de aditivos, mas devemos ficar atentos, pois monoetileno ou etilenoglicol (componente que faz a diferença no aditivo), variam a concentração de marca para marca, aditivo que não entregam o que informa no rótulo pode comprometer o sistema.
- Cor seria apenas corante, geralmente varia entre as montadoras, mas devemos ficar atentos as medições, na Lubrificante & Cia usamos um aparelho chamado termo densímetro e na dúvida podemos conferir com o refratômetro.
Limpeza do sistema de arrefecimento
- Mais importante que limpar um radiador é que ele permaneça limpo, baseado nesse lema desenvolvemos um método diferenciado:
- 1° Limpeza troca de aditivo, seria quando o sistema está com aditivo vencido (entre 2 a 3 anos), mas não possui crosta, aproximadamente 3 hr para concluir o trabalho.
- 2° Limpeza com ferrugem, quando o sistema está oxidado, limpamos (aproximadamente 4 hr de trabalho) e o cliente volta em 30 dias para conclusão da 2° e última etapa.
- 3° Limpeza mangueiras crocantes, quando sistema está crítico, fazemos a 1° e 2° etapas (como descrito acima) e o cliente volta para fazer a 3° e última em mais 30 dias após a 2° etapa.